HOSPITAL DO PONTAL

LOCAL: Mirante do Paranapanema-SP.

TIPO: Hospitalar

ANO: 2020

ÁREA: 3.478m²

RENDER: CANVAS arquitetura

A disposição dos volumes de cada setor possibilitou a inserção de um grande vazio central, representado por um pátio interno à edificação, que integra visualmente o Bloco Administrativo às principais circulações, e ainda, onde está inserida a Capela do hospital, que surge em meio a um espaço aconchegante e acolhedor, marcado pela delicada presença de um jardim com espelho d'água. Os volumes da construção, por sua vez, foram implantados no sentido leste-oeste, de forma a favorecer a circulação de ar pela edificação, e uma sutil inclinação em suas disposições gera tanto uma dinamicidade ao conjunto, quanto um ponto focal que direciona o usuário, de forma extremamente clara, à recepção principal do hospital.

Com um pé-direito mais alto em relação aos demais blocos, a Recepção Principal recebeu uma coberta especial e mais elevada, a fim de proporcionar uma iluminação natural diferenciada ao ambiente e uma leveza ao conjunto que integra. Nela serão recepcionados pacientes e visitantes para o bloco de internação, e no futuro, os pacientes direcionados pelos convênios. Em uma recepção lateral, serão recepcionados os demais pacientes que necessitem dos cuidados do Pronto Atendimento.

Uma série de consultórios ligados à espera do Pronto Atendimento faz a transição dos pacientes entre a Circulação Pública e a Circulação Interna do hospital, que por sua vez, integra todas as salas componentes desse bloco. O Pronto Atendimento ainda conta com uma área de Emergência Médica, adulto e infantil, que pode ser acessada tanto pela recepção, por pacientes que venham em seus próprios veículos, quanto por uma entrada restrita, para acesso dos pacientes que chegarem ao hospital através de ambulâncias.

Articulado ao Pronto Atendimento está disposto o Centro Cirúrgico, que é acessado através de uma Circulação Restrita, e conta com duas Salas de Cirurgia e uma Sala própria para partos, além dos demais equipamentos necessários para o seu funcionamento.

Na parte posterior do terreno, mas conectado com a edificação, encontra-se um grande Bloco de Serviços de Suporte Técnico ao hospital, que conta com Cozinha e Refeitório, Farmácia e Almoxarifado, Lavanderia, Necrotério, além do acesso de funcionários controlado por uma portaria, ao lado dos Vestiários de Funcionários. Ainda, desconectado da edificação, surge um pequeno bloco que contém a Central de GLP, os Depósitos de Resíduos Comuns, Recicláveis e Contaminados, além do Gerador e a Central de Gases Hospitalares.

Em posição diretamente oposta aos demais blocos do hospital surge o Bloco de Internação, que foi estrategicamente posicionado para marcar a sua individualidade, tornando-o extremamente reservado, porém conectado às demais áreas do edifício por meio de duas circulações individuais, uma Pública e outra Interna.

Sua localização periférica ainda permite a fácil implantação de uma expansão deste bloco para o fundo do hospital, com a possibilidade de gerar mais 19 Enfermarias ou Quartos, no futuro.

Por fim, foi criada uma extensa via interna de acesso de veículos que conecta todas as áreas externas e acessos do hospital. À esta via, estão dispostos diversos bolsões de Estacionamento, além de uma área para Estacionamento de Ambulâncias e um acesso controlado por portaria, para abastecimento da Área de Suporte Técnico do complexo.

Alfredo Fernandes      Apartamento Central Park      Apartamento Duo      Apartamento Gourmet      Apartamento Piano      Apartamento Teka      Casa Chalé      Casa de Pedra      Casa Eixos      Casa Hermanos      Casa Maya      Casa Milet      Casa Narguilé      Casa Pórtico      Casa Terraço      Casa Varanda      G3      Hospital do Pontal       Mindset      ML Menezes      Palácio Real      Smart Living      Workspot Coworking      Acervo +